sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Saia da esteira - Cardiovascular tradicional não funciona (HÃ???)

Saia da esteira - Cardiovascular tradicional não funciona




Saia da esteira, você não pode “correr” com a gordura. Na verdade, os melhores métodos para queimar gordura nem mesmo incluem cardiovascular tradicional!

Deixe-me ser bem clara nessa questão, pois essa afirmação poderá confundir muitas pessoas. Primeiro, eu acredito ser uma perda de tempo tentar queimar calorias correndo com a finalidade de queimar gordura. Essa atitude somente irá fatigá-lo, e simplesmente não funciona tanto quanto técnicas para controlar a sua ingestão calórica durante o dia. É muito mais fácil deixar de ingerir 500 calorias, do que tentar queimar essas 500 calorias correndo na esteira. Também, estudos têm revelado que exercícios cardiovasculares moderados, onde você anda ou pedala num ritmo constante, por 30 minutos ou mais, várias vezes na semana, na verdade causa acúmulo de gordura.
Aqui está o porquê desse fato:
Quando você está fazendo esse tipo de exercício, seu corpo está usando gordura acumulada como combustível. Isso pode soar bem, mas o que isso realmente está fazendo é informar para o seu corpo que quando ele se deparar com essa atividade novamente ele precisa reservar a gordura disponível para usar como combustível na próxima sessão de exercícios. Sei que isso pode parecer loucura, mas é verdade.
O que realmente funciona para queimar gordura rapidamente é o que conhecemos como treino cardiovascular intervalado, que consiste em um treino cardiovascular curto (geralmente entre 15 a 20 minutos) em que você alternará períodos de alta intensidade com períodos de baixa intensidade durante a sessão.
Então, voltando para a esteira, você poderia trotar por 1 minuto, em baixa intensidade (velocidade 5-6), e imediatamente aumentar a velocidade drasticamente (velocidade 9-10) por 1 minuto e repetir esse processo várias vezes até completar o tempo desejado (15 minutos). Esse tipo de exercício usa carboidrato acumulado como combustível, não gordura, mandando um sinal para o seu corpo preservar os seus músculos ao invés de estocar gordura. Muito diferente do tipo de cardiovascular que eu abomino!
Mas acredite ou não, eu nem mesmo faço esse tipo de cardiovascular intervalado na minha rotina. Por quê? Bem, porque eu cheguei à conclusão há um tempo atrás que a atividade número 1 para queimar gordura é a MUSCULAÇÃO ou outra forma de treino de resistência.
E isso tem a ver com o fato de que adicionar massa magra no seu corpo criará uma máquina poderosa que automaticamente irá queimar calorias em períodos de descanso...até dormindo! Então fica bem claro que quando a meta é queimar gordura, você DEVE priorizar o treino de resistência.
Agora pense nisso: se você já freqüentou alguma academia, quantas daquelas pessoas que se matam nas aulas de aeróbica tem um corpo bonito, definido e magro? E como é o corpo daqueles que se dedicam somente aos exercícios anaeróbicos (musculação)? Acho que você já tem a resposta!

Elisa

obs: Fico devendo a fonte pois não me lembro mais de onde retirei....

Nenhum comentário:

Postar um comentário